Carnavalesco – resenha JogaMana!

Recentemente, a Nanda Sales, da JogaMana, fez uma resenha excelente do Carnavalesco, jogo que será lançado através do Catarse, no final de outubro de 2020. A resenha ficou tão completa que decidimos compartilhar aqui! A Jogamana é formada por um grupo de mulheres jogadoras que organizam um evento mensal exclusivamente feminino, falam de jogos, fazem resenhas e trazem muitas outras reflexões bacanas no blog, no canal da Ludopedia e também nas redes sociais. Caso queira conhecer o blog, ver a resenha na página da Jogamana e fotos do protótipo do Carnavalesco no evento da Jogamana, clique aqui.

Segue a resenha da Nanda, publicada no blog da Jogamana, em 18/09/2020:

É hora de se preparar para entrar na avenida. Um ano de muito trabalho se passou: foram incontáveis horas de preparação, treino, produção de fantasia, criação do enredo, ensaio sem descanso. É preciso fazer tudo muito perfeito no desfile para que no momento tão esperado da apuração a sua escola seja a vencedora.

Não sabe do que estou falando? Então, separa a fantasia e vem pra avenida comigo. Vamos falar do novo jogo do Ron Halliday: CARNAVALESCO!

Desde a primeira vez em que ouvi falar deste jogo (pelo próprio designer), eu fiquei curiosa e animada. Tem dados e tem carnaval? É ensaio garantido para mim e já estou pronta para o desfile. Quando tive a oportunidade de jogá-lo a primeira vez, em um evento da JogaMana, foi que minha apuração se concretizou e foi notaaaa ….10!

Difícil me libertar dos trocadilhos sem graças de carnaval enquanto escrevo este texto, é que não dá para sair do salto no meio do desfile. Tá, parei. Trocadilhos a parte, acredito que seja porque o jogo faz isso comigo: com sua temática contagiante, alegre e extremamente bem trabalhada, ele me coloca dentro da avenida mesmo. Desde a escolha do nome da escola até a alocação dos dados para que sua nota seja a mais perfeita possível ou a apuração final em que descobrimos como fomos. Não tem jeito: o jogo me conecta com a energia carnavalesca!

 

# de jogadoras: 1 a 4 (sendo até 5 para edição especial e exclusiva do Catarse*)

Tempo de Partida: aproximadamente 20 min por jogadora

Mecânica: alocação de dados

Idade: a partir de 14 anos**

Simples e dinâmico, no jogo cada uma das jogadoras tem seu tabuleiro individual (playmat) e precisa alocar os dados de acordo com as regras de cada espaço (tematicamente falando, de cada quesito a ser avaliado). Tem uma semelhança bem forte com a mecânica do Sagrada, por exemplo. E seguimos assim até que todos os espaços sejam completados. Ao fim desta etapa é chegada a hora da famosa e tão esperada apuração. Cada quesito recebe sua nota e a escola que tiver a nota mais alta é a grande campeã!

O jogo pode ser considerado como leve por ser ótimo também para introduzir novas pessoas ao hobby, mas ele tem sutilezas que te fazem ter experiências completamente diferentes, chegando a ser extremamente competitivo por vezes e difícil de atingir a nota perfeita, principalmente quando em uma mesa com jogadoras mais experientes. Além disso, a tabela de penalidades ao fim do jogo junto com as variantes de recuperação de ponto dão uma nuance de desafio, elevando o detalhe na estratégia e podendo variar de acordo com a sua experiência. Você tem a opção de escolher entre 5 diferentes tabelas de penalidade (que representam o grupo no qual se encontra – da mais fácil para a mais difícil: D, C, B, A e S “Especial”), que fazem com que a complexidade aumente conforme sua preferência por desafio e dá para te manter mais estratégica mesmo se jogar com pessoas menos experientes que você.

Foto inédita da nova arte da Tabela de Pontuação, disponibilizada pela editora Precisamente Jogos

Na foto acima, temos o exemplo da tabela de pontuação em sua arte final. No caso, é a do grupo S (Especial) que é o grupo mais difícil do jogo – o qual todas as escolas querem chegar – e apresenta penalidades mais punitivas. Esta tabela se encaixa em cima do playmat.

Pessoalmente, acredito que o designer soube transformar a energia do carnaval em um jogo de uma forma belíssima, homenageando uma das celebrações mais amadas que temos no nosso país. Cada detalhe do jogo é pensado com muito cuidado dentro da própria organização de um desfile de carnaval de verdade. Temos a etapa inicial de escolha do nome das escolas. Temos muita cor e movimento com os dados translúcidos. Temos o cuidado da preparação e realização do desfile com a escolha dos dados e sua alocação estrategicamente pensada. Temos a emoção da apuração final com os descontos de pontos e resultados apertados. Temos os 6 juízes. Temos os nove quesitos que são analisados com notas. Inclusive, cada um deles no jogo tem regras de alocação que representam lindamente o que acontece na vida real.

Exemplos:

  • No primeiro quesito no tabuleiro individual, Comissão de Frente, você tem que colocar dados que somem 10 a 15. No carnaval, a comissão de frente é a primeira parte a ser apresentada no desfile, a que dá as boas-vindas ao público e é sempre composta por 10 a 15 pessoas;
  • Harmonia: é possivelmente o quesito mais difícil no jogo (e na vida real) em que é preciso que todos os dados sejam exatamente os mesmos, em cor e número. No desfile, a harmonia significa a sincronia da escola inteira na hora de cantar. É preciso que todas as centenas de vozes sejam uma só.
  • Samba-enredo: é o quesito que te obriga a se diferenciar de todo o resto. Você precisa colocar ali apenas dados que não foram usados em seus outros quesitos, escolhendo um critério de cor ou número. No carnaval, o enredo é um ponto de muita presença no desfile. É o momento em que a escola não mede esforços para apresentar algo inédito, novo, exclusivo.

Percebe o que quero dizer?

Na foto acima, temos uma imagem inédita de um playmat praticamente finalizado. Cada um deles terá um fundo com cores diferentes. A parte cinza dentro das categorias será branca e terá um baixo relevo para o encaixe perfeito dos dados. Estas informações também são informações inéditas dadas pela editora.

Nosso desfile está chegando ao fim. Então, me despeço com as notas finais…

Você é amante de carnaval? Este jogo é uma homenagem a você.

Curte alocação de dados? Tem mais de 100 dados coloridos e translúcidos para você rolar.

Fascina-se com uma temática que te faz viver a experiência proposta? Sua nota para esse jogo será 10.

Procura um jogo família? Pode reunir a parentada e a criançada** para se preparar para o desfile.

Curte interação? É só rolar os dados que começa.

É fã da opção de jogo solo? Já começa o ensaio porque tem a versão Carreira, na qual você vai subindo de nível nos grupos de desfile (do D até o grupo Especial).

Procura incessantemente por um jogo que fale mais sobre o nosso Brasil? Encontrou. Já separa a fantasia e se liga porque Carnavalesco chega no Catarse*** para financiamento coletivo em outubro.

Se quiser experimentar o jogo antes dele entrar em financiamento coletivo, fique de olho no instagram da Precisamente Jogos. Lá sempre tem a divulgação de novas mesas se formando. Já se programa e vai treinando: escola que quer ser campeã começa cedo ?

* A adição de uma 5ª jogadora fará parte da meta social do financiamento coletivo no Catarse.

** O jogo tem idade mínima de 14 anos para seguir as regras do Inmetro, mas acredito que crianças a partir de 8 anos mais experientes em jogos de tabuleiro conseguem jogar com tranquilidade se auxiliadas durante a partida.

*** As metas no Catarse estão em fase de finalização, mas a editora já nos confirmou que serão metas para o aprimoramento dos componentes do jogo, como: dados com glitter e maiores, aumentar gramatura do playmat, colocar marcadores de nota 10 para facilitar acompanhar o desenvolvimento de cada quesito, entre outras.

WhatsApp