Carnavalesco – resenha JogaMana!
Recentemente, a Nanda Sales, da JogaMana, fez uma resenha excelente do Carnavalesco, jogo que será lançado através do Catarse, no final de outubro de 2020. A resenha ficou tão completa que decidimos compartilhar aqui! A Jogamana é formada por um grupo de mulheres jogadoras que organizam um evento mensal exclusivamente feminino, falam de jogos, fazem resenhas e trazem muitas outras reflexões bacanas no blog, no canal da Ludopedia e também nas redes sociais. Caso queira conhecer o blog, ver a resenha na página da Jogamana e fotos do protótipo do Carnavalesco no evento da Jogamana, clique aqui.
Segue a resenha da Nanda, publicada no blog da Jogamana, em 18/09/2020:
É hora de se preparar para entrar na avenida. Um ano de muito trabalho se passou: foram incontáveis horas de preparação, treino, produção de fantasia, criação do enredo, ensaio sem descanso. É preciso fazer tudo muito perfeito no desfile para que no momento tão esperado da apuração a sua escola seja a vencedora.
Não sabe do que estou falando? Então, separa a fantasia e vem pra avenida comigo. Vamos falar do novo jogo do Ron Halliday: CARNAVALESCO!
Desde a primeira vez em que ouvi falar deste jogo (pelo próprio designer), eu fiquei curiosa e animada. Tem dados e tem carnaval? É ensaio garantido para mim e já estou pronta para o desfile. Quando tive a oportunidade de jogá-lo a primeira vez, em um evento da JogaMana, foi que minha apuração se concretizou e foi notaaaa ….10!
Difícil me libertar dos trocadilhos sem graças de carnaval enquanto escrevo este texto, é que não dá para sair do salto no meio do desfile. Tá, parei. Trocadilhos a parte, acredito que seja porque o jogo faz isso comigo: com sua temática contagiante, alegre e extremamente bem trabalhada, ele me coloca dentro da avenida mesmo. Desde a escolha do nome da escola até a alocação dos dados para que sua nota seja a mais perfeita possível ou a apuração final em que descobrimos como fomos. Não tem jeito: o jogo me conecta com a energia carnavalesca!
# de jogadoras: 1 a 4 (sendo até 5 para edição especial e exclusiva do Catarse*)
Tempo de Partida: aproximadamente 20 min por jogadora
Mecânica: alocação de dados
Idade: a partir de 14 anos**
Simples e dinâmico, no jogo cada uma das jogadoras tem seu tabuleiro individual (playmat) e precisa alocar os dados de acordo com as regras de cada espaço (tematicamente falando, de cada quesito a ser avaliado). Tem uma semelhança bem forte com a mecânica do Sagrada, por exemplo. E seguimos assim até que todos os espaços sejam completados. Ao fim desta etapa é chegada a hora da famosa e tão esperada apuração. Cada quesito recebe sua nota e a escola que tiver a nota mais alta é a grande campeã!
O jogo pode ser considerado como leve por ser ótimo também para introduzir novas pessoas ao hobby, mas ele tem sutilezas que te fazem ter experiências completamente diferentes, chegando a ser extremamente competitivo por vezes e difícil de atingir a nota perfeita, principalmente quando em uma mesa com jogadoras mais experientes. Além disso, a tabela de penalidades ao fim do jogo junto com as variantes de recuperação de ponto dão uma nuance de desafio, elevando o detalhe na estratégia e podendo variar de acordo com a sua experiência. Você tem a opção de escolher entre 5 diferentes tabelas de penalidade (que representam o grupo no qual se encontra – da mais fácil para a mais difícil: D, C, B, A e S “Especial”), que fazem com que a complexidade aumente conforme sua preferência por desafio e dá para te manter mais estratégica mesmo se jogar com pessoas menos experientes que você.
Na foto acima, temos o exemplo da tabela de pontuação em sua arte final. No caso, é a do grupo S (Especial) que é o grupo mais difícil do jogo – o qual todas as escolas querem chegar – e apresenta penalidades mais punitivas. Esta tabela se encaixa em cima do playmat.
Pessoalmente, acredito que o designer soube transformar a energia do carnaval em um jogo de uma forma belíssima, homenageando uma das celebrações mais amadas que temos no nosso país. Cada detalhe do jogo é pensado com muito cuidado dentro da própria organização de um desfile de carnaval de verdade. Temos a etapa inicial de escolha do nome das escolas. Temos muita cor e movimento com os dados translúcidos. Temos o cuidado da preparação e realização do desfile com a escolha dos dados e sua alocação estrategicamente pensada. Temos a emoção da apuração final com os descontos de pontos e resultados apertados. Temos os 6 juízes. Temos os nove quesitos que são analisados com notas. Inclusive, cada um deles no jogo tem regras de alocação que representam lindamente o que acontece na vida real.
Exemplos:
- No primeiro quesito no tabuleiro individual, Comissão de Frente, você tem que colocar dados que somem 10 a 15. No carnaval, a comissão de frente é a primeira parte a ser apresentada no desfile, a que dá as boas-vindas ao público e é sempre composta por 10 a 15 pessoas;
- Harmonia: é possivelmente o quesito mais difícil no jogo (e na vida real) em que é preciso que todos os dados sejam exatamente os mesmos, em cor e número. No desfile, a harmonia significa a sincronia da escola inteira na hora de cantar. É preciso que todas as centenas de vozes sejam uma só.
- Samba-enredo: é o quesito que te obriga a se diferenciar de todo o resto. Você precisa colocar ali apenas dados que não foram usados em seus outros quesitos, escolhendo um critério de cor ou número. No carnaval, o enredo é um ponto de muita presença no desfile. É o momento em que a escola não mede esforços para apresentar algo inédito, novo, exclusivo.
Percebe o que quero dizer?
Na foto acima, temos uma imagem inédita de um playmat praticamente finalizado. Cada um deles terá um fundo com cores diferentes. A parte cinza dentro das categorias será branca e terá um baixo relevo para o encaixe perfeito dos dados. Estas informações também são informações inéditas dadas pela editora.
Nosso desfile está chegando ao fim. Então, me despeço com as notas finais…
Você é amante de carnaval? Este jogo é uma homenagem a você.
Curte alocação de dados? Tem mais de 100 dados coloridos e translúcidos para você rolar.
Fascina-se com uma temática que te faz viver a experiência proposta? Sua nota para esse jogo será 10.
Procura um jogo família? Pode reunir a parentada e a criançada** para se preparar para o desfile.
Curte interação? É só rolar os dados que começa.
É fã da opção de jogo solo? Já começa o ensaio porque tem a versão Carreira, na qual você vai subindo de nível nos grupos de desfile (do D até o grupo Especial).
Procura incessantemente por um jogo que fale mais sobre o nosso Brasil? Encontrou. Já separa a fantasia e se liga porque Carnavalesco chega no Catarse*** para financiamento coletivo em outubro.
Se quiser experimentar o jogo antes dele entrar em financiamento coletivo, fique de olho no instagram da Precisamente Jogos. Lá sempre tem a divulgação de novas mesas se formando. Já se programa e vai treinando: escola que quer ser campeã começa cedo ?
* A adição de uma 5ª jogadora fará parte da meta social do financiamento coletivo no Catarse.
** O jogo tem idade mínima de 14 anos para seguir as regras do Inmetro, mas acredito que crianças a partir de 8 anos mais experientes em jogos de tabuleiro conseguem jogar com tranquilidade se auxiliadas durante a partida.
*** As metas no Catarse estão em fase de finalização, mas a editora já nos confirmou que serão metas para o aprimoramento dos componentes do jogo, como: dados com glitter e maiores, aumentar gramatura do playmat, colocar marcadores de nota 10 para facilitar acompanhar o desenvolvimento de cada quesito, entre outras.